PRONOME NEUTRO

 A língua portuguesa está mudando a todo momento, acompanhando a evolução constante em que nos encontramos. A nova discussão que cerca o português é a introdução dos pronomes neutros na nova forma de nos comunicarmos, nas redes sociais. O debate sobre o tema é extenso e complexo, mas afinal do que se trata a neutralização dos pronomes e quais são as barreiras para sua inclusão em nossa língua natal.  

O pronome neutro busca criar uma terceira opção para os pronomes, além do feminino e o masculino, exercendo um papel fundamental na luta das pessoas que não se identificam com nenhum dos gêneros, chamadas de não binárias, que se mostram invisibilizadas pela atual forma que os pronomes se apresentam na nossa língua. Nas redes sociais há um grande movimento para esta inclusão, porém ao longo deste percurso houve alguns impasses.  

As primeiras tentativas de inserir a linguagem neutra no cotidiano foi usando o “x” no lugar do “o” e do “a” nos pronomes, entretanto usar o “x” causa exclusão a pessoas com deficiência visual e também houve a dificuldade em trazer esse método para fora da internet, já que não havia uma pronúncia que se adequasse à escrita. Outras formas de incluir o pronome neutro foi inserindo o “e” em final de palavras terminadas em “o” ou “a”, como por exemplo: “amigue”; conhecide” e “apaixonade”, entretanto a solução para substituir o ele ou ela, foi “elu”, que é forma mais utilizada atualmente nas redes sociais.  

Contudo é difícil aplicar de forma simples o pronome neutro em nosso idioma, muitas são as problemáticas que envolvem esta mutação da língua portuguesa. Sabemos que qualquer modificação no idioma leva um tempo longo para adaptação, a exemplo da reforma ortográfica de 2009, que busca unificar a linguagem dos oito países que utilizam o português, a reforma não foi extensa e ainda assim, gerou confusão, logo previsível que haja divergências a uma mudança tão drástica nos pronomes.  

Outra grande polêmica sobre o tema é como sair da ortografia e aplicar o pronome neutro no cotidiano de comunicação de todas as camadas sociais, principalmente aquelas que não têm acesso às redes onde o pronome neutro é utilizado com mais frequência. A busca pela inclusão dos pronomes vai da internet até o meio acadêmico no qual as opiniões também divergem, já que alguns creem que a língua portuguesa já é neutra e não precisa de uma mutação e outros que apostam que uma reforma gradual é a melhor forma de incluir todos em nosso idioma. Certamente não é uma discussão rasa, logo não deve ser ignorada.  

Em entrevista feita através de uma rede social, Dante de Moraes Alves, acadêmique de Letras, Língua e Literatura Portuguesa, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e também atuante no desenvolvimento de pesquisas independentes sobre a neolinguaguem, respondeu algumas perguntas, a fim de exclarecer algumas dúvidas em relação a nova forma de nos comunicarmos.

Qual a importância da linguagem neutra para inclusão de todos na nossa sociedade?  

A Neolinguagem, também denominada como  Linguagem não-binária, ou ainda Linguagem neutra – como empregado na pergunta, tem como alicerces, podemos dizer assim, a inclusão e a representatividade, e é uma possibilidade, uma alternativa de aplicação. Possuir uma comunicação voltada à pluralidade dos seres é o que se idealiza dentro desse mecanismo de linguagem. Não é somente sobre revogar o marcador de gênero masculino genérico dentro da Língua Portuguesa, mas também é sobre entender o porquê dele ser o principal marcador aplicado nos mais diversos ambientes, daí tem-se também a discussão quanto ao sexismo linguístico. Acima de tudo, é sobre questionar e refletir acerca das estruturas gramaticais – considerando a gramática normativa -, assim como estruturas sócio-político-culturais presentes, é claro, na sociedade em que vivemos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRÍCULO